sexta-feira, 23 de março de 2012

Adoleta para brincar e aprender

Na oficina de matemática com as crianças do 1 e 2 ano, realizei uma atividade com a brincadeira "Adoleta". Iniciei com eles cantando e fazendo os gestos da brincadeiras, logo, solicitei que os alunos contassem as palmas que davam durante a brincadeira,estas palmas variavam de ritmo, ou seja, mais rápido, de devagarinho e normal. Depois disso, começamos os questionamentos:
- em qual velocidade temos o maior e o menor número de palmas?
- a qual classe pertencem  os números de palmas ( dezena ou unidade)?
- como fica a ordem decrescente e crescente dos ritmos?
- qual os sucessores e antecessores dos número?
- quantas palmas a mais na brincadeira eu preciso colocar para chegar sempre a um número que termine com zero?
- quantas mãos eu usei para fazer a brincadeira?
- em 2 grupos de 5 crianças quantas mãos tem?
- se eu tirar 3 crianças da brincadeira, quantas mãos vão ficar?
 Na medida que as dúvidas surgiam, fazíamos as experiências e comprovávamos ou não os acertos, e assim construíndo e desenvolvendo a capacidade de realização de confrontos matemáticos...

quinta-feira, 22 de março de 2012

Pensem nisso....



"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência"

 (Augusto Cury)

Jogo BANCO IMOBILIÁRIO




Esta semana trabalhei o jogo Banco Imobiliário com os alunos do 4 e 5 ano na oficina de matemática. Este jogo oportuniza os alunos a desenvolverem raciocínio lógico e cálculo mental na medida em que prioriza a resolução de problemas envolvendo as 4 operações. Também é um jogo que traz exemplos de realidades financeiras vividas pelos adultos como: pagamento de hipotecas, pagamentos com cartões de crédito, aluguéis, compra e venda de imóveis, reclusão em cadeia entre outras. Foi uma experiência muito boa, todos gostaram muito de jogar. Esta atividade foi realiza em grupos de 3 ou 4 jogadores e na faixa etária de 9 e 10 anos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Trabalhando com A BASE 10

Na oficina de matemática com as crianças do 2 ano do projeto Mais Educação, reservei o material de base 10 para realizarmos alguns experimentos.
No primeiro momento entreguei todas as peças que representavam as unidades, contamos e separamos 10 peças. Logo separamos as peças das dezenas e as das centenas, porém percebi que alguns alunos não dominavam o conhecimento da sequencia numérica depois do 20, então começamos todo o processo de contagem com as unidades, para isso solicitei que fizessem "casinhas" com as peças colocando cada tijolinho (peças) um a um na casinha. Desse jeito, pedi ao alunos que fossem contando cada tijolinho que colocavam a mais na casinha e para cada novo tijolinho colocado, era escrito a lápis o registro do número no  quadro das centenas. Depois realizamos uma tabela no quadro para que eles pudessem preencher percebendo a contagem de 10 em 10, ex: 11-21-31-41
                                         12-22-32-42
Consegui fazer com que eles compreendessem isso através dos números registrados no quadrado da centena  onde eles notaram que os números na ultima coluna terminavam em 0 ou seja 10, 20, 30, 40, 50,....
Foi uma experiência muito legal que ainda não está acabada, logo ela será adaptada para que os alunos consigam experimentar novos conceitos


sábado, 10 de março de 2012

Atividade da oficina de Matemática no Projeto Mais Educação

Na oficina de matemática, com o alunos de 4 e 5 ano, apliquei uma atividade diferenciada de entendimento de números decimais e de tempo. Primeiramente organizei todos em um círculo sentados no chão. Com uma bola os alunos deveriam ir com o pé, chutando a bola fazendo um giro de 360 graus ao redor dos colegas.Com um cronometro  um aluno ia registrando o tempo que cada um levava para fazer a volta. O tempo de cada aluno era colocado no quadro e após todos terem feito, iniciei uma discussão sobre as perguntas:
- o que é um cronômetro?1 hora?
- em quantas partes posso dividir
- quem será o colega que conseguiu fazer em menos tempo?
- o que quer dizer os números depois da vírgula?
- quem fez em menos minutos, segundos e sentésimos?
- em quanto tempo é dividido um minuto?
- como posso fazer essa divisão?
Depois de feitas estas constatações e verificar as duvidas e certezas dos alunos solicitei que colocassem em ordem crescente e decrescente e logo, identificar as posições de cada colega.
Foi uma atividade bem legal, os alunos estavam empolgados e interessados em entender de uma vez quem havia feito o menor tempo da brincadeira.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Estamos de volta...

Olá pessoal estou de volta abrindo a ano letivo de 2012 com muitas novidades.
Este ano além de turmas de alfabetização, estou trabalhando com a maravilhosa educação infantil, esta que vai me ajudar a encrementar ainda mais os conceitos e práticas da educação como um todo.
Outra nova: este ano estarei trabalhando com oficinas de matemática, recreação e flauta no projeto MAIS EDUCAÇÃO será mais um dos desafios que me foram oportunizados este ano e que com certeza estarão contribuindo muito para minhas experiências educacionais, em breve estarei postando todas as novidades aguardem...