sexta-feira, 28 de junho de 2013

Pulando no Par ou ímpar

Esta brincadeira foi realizada com os alunos do 1º e 2º anos. Dei o nome de "pulando no par ímpar" porque eles realmente deveriam pular em algum número que pertence ao lado impar ou par.

Modo de fazer: Após trazer alguns pré conceitos dos alunos sobre números pares e ímpares, separei a sala de aula em dois espaços traçado com um giz. De um lado estava números impares de 1 a 9 de do outro números pares de 0 a 9. A medida do comando da professora, os alunos deveriam pular no lado certo,como se fosse a brincadeira" Morto Vivo".








Varal Matemático Junino

Durante a semana junina realizei com os alunos do 1º e 2º anos um varal matemático junino, este que tinha como objetivo trabalhar as operações matemáticas de forma divertida e animada. Junto com o varal foi trazido aos alunos o personagem Zé Continha feito de caixinha de papel e copinhos descartável, que determinava qual cálculo deveria ser resolvido pelos pequenos. Esta atividade desenvolveu temas como São João, reciclagem e Noções de adição e subtração.

Passos da Brincadeira:

1 Pega- se um cálculo com o Zé Continha
2 Procura na mesa a bandeira com o resultado da operação
3 Pendura a bandeirinha com o resultado no varal

                                       

 








Vídeo de decomposição dos números na Oficina de Matemática