quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alfabetização Tecnológica


        Eu percebo e gosto do auxilio que as novas tecnologias dão a alfabetização. Toda criança quando habituada e que tenha o acesso livre as tecnologias é capaz de aprender e isso é fato. O dificil é fazer com que estas tecnologias se transformem em aprendizagem ao invés de algo alienador para os nossos alunos.
       Um bom exemplo de atividadesnão alienadoras que eu gosto de citar falando em projeto UCA, são aquelas que o LINUX traz dentro dos laptops. Sabemos que toda criança gosta de jogos, sejam eles intelectuais, corporais ou virtuais, mas como nos coloca VIGOTSKI os jogos devem trazer significados e aprendizagens para as crianças. Por isso gostei muito das experiencias que tive com os jogos do EDUSYST(DIGITAÇÃO PARA CRINÇAS), porque eles oportunizam o reconhecimento das letras.
Entrelaçado a esse jogo também pode ser sugerido que os alunos usem o programa do TUXPAINT para registrar as letras reconhecidas na DIGITAÇÃO PARA CRIANÇAS fazendo a relação com a inicial das figuras, carimbos e desenhos no TUX, assim dessa forma iriam formando seus nomes e palavras cujos temas estão sendo discutidos e pesquisados em sala.
      Acredito que todos os jogos devam ser uma forma de aprendizagem ou consequentemente levar até ela. Os jogos, programas e ferramentas do lapptop trouxeram o ''lúdico virtual" para me auxiliar no processo de alfabetização e isso é ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA...

Nenhum comentário: