quarta-feira, 14 de março de 2012

Trabalhando com A BASE 10

Na oficina de matemática com as crianças do 2 ano do projeto Mais Educação, reservei o material de base 10 para realizarmos alguns experimentos.
No primeiro momento entreguei todas as peças que representavam as unidades, contamos e separamos 10 peças. Logo separamos as peças das dezenas e as das centenas, porém percebi que alguns alunos não dominavam o conhecimento da sequencia numérica depois do 20, então começamos todo o processo de contagem com as unidades, para isso solicitei que fizessem "casinhas" com as peças colocando cada tijolinho (peças) um a um na casinha. Desse jeito, pedi ao alunos que fossem contando cada tijolinho que colocavam a mais na casinha e para cada novo tijolinho colocado, era escrito a lápis o registro do número no  quadro das centenas. Depois realizamos uma tabela no quadro para que eles pudessem preencher percebendo a contagem de 10 em 10, ex: 11-21-31-41
                                         12-22-32-42
Consegui fazer com que eles compreendessem isso através dos números registrados no quadrado da centena  onde eles notaram que os números na ultima coluna terminavam em 0 ou seja 10, 20, 30, 40, 50,....
Foi uma experiência muito legal que ainda não está acabada, logo ela será adaptada para que os alunos consigam experimentar novos conceitos


Nenhum comentário: