sexta-feira, 23 de março de 2012

Adoleta para brincar e aprender

Na oficina de matemática com as crianças do 1 e 2 ano, realizei uma atividade com a brincadeira "Adoleta". Iniciei com eles cantando e fazendo os gestos da brincadeiras, logo, solicitei que os alunos contassem as palmas que davam durante a brincadeira,estas palmas variavam de ritmo, ou seja, mais rápido, de devagarinho e normal. Depois disso, começamos os questionamentos:
- em qual velocidade temos o maior e o menor número de palmas?
- a qual classe pertencem  os números de palmas ( dezena ou unidade)?
- como fica a ordem decrescente e crescente dos ritmos?
- qual os sucessores e antecessores dos número?
- quantas palmas a mais na brincadeira eu preciso colocar para chegar sempre a um número que termine com zero?
- quantas mãos eu usei para fazer a brincadeira?
- em 2 grupos de 5 crianças quantas mãos tem?
- se eu tirar 3 crianças da brincadeira, quantas mãos vão ficar?
 Na medida que as dúvidas surgiam, fazíamos as experiências e comprovávamos ou não os acertos, e assim construíndo e desenvolvendo a capacidade de realização de confrontos matemáticos...

Nenhum comentário: