segunda-feira, 7 de novembro de 2011

P. A - PROJETOS DE APRENDIZAGEM


P. A
Primeiro Amor

Em um curso de formação em minha escola os professores foram desafiados a trabalhar com Projetos de Aprendizagem  P.A. Primeiramente parecia- me algo além do meu conhecimento e um modo complexo de se trabalhar. Porém estudando a proposta mais a fundo, compreendi que P.A nada mais é do que dar um sentido mais amplo e real as práticas escolares, levando em conta todo o conhecimento que os alunos já adquiriram ou as experiências que vivenciaram sobre o tema que se pretende trabalhar, também se originam de uma dúvida ou curiosidade que os alunos tem sobre determinado assunto.
         Desafiadas com essa modalidade de trabalho, minha colega e eu, professoras de pré - escola e 1 ano sucessivamente, resolvemos desenvolver um projeto de aprendizagem no 3 trimestre com os temas PRIMAVERA E PLANTAS. Em minha turma as certezas sobre esses assuntos foram as seguintes:
- a primavera é a estação das flores
- na primavera é mais quentinho e tem bastante flor
- o meu aniversário é na primavera
- na primavera as flores nascem
- as flores tem vida
Como meu foco para o 3 trimestre era o estudo das plantas, iniciei fazendo com os alunos uma discussão para percebemos a relação que a primavera tem com as plantas e logo parti para as dúvidas e certezas que os alunos tinham sobre as plantas, veja os resultados:
Certezas:
- as plantas nascem das sementes
- elas precisam de água e terra para nascerem
- as plantas são as flores
- as plantas são os alimentos
- as plantas servem para deixar os lugares mais bonitos
Dúvidas:
- o que tem dentro do miolo das flores?
- as plantas podem nascer na água?
- eu posso plantar só a semente das flores?
- do que vivem as plantas?
- como as flores tem vida se não são humanas?
- porque não dá pra arrancar as flores do pé
- minha disse que arrancou uma flor com raiz e tudo, pra que serve a raiz?
A partir dessas dúvidas selecionei os assuntos a serem estudados e estabeleci os objetivos. Veja os momentos de atividades práticas realizadas com a turma e entenda o porque esse Projeto de Aprendizagem tornou-se meu “Primeiro Amor”, já que a medida em que ia desenvolvendo as atividades, apaixonava- me mais e mais pelos resultados e pela maneira envolvente de se construir e buscar aprendizagem.

Nenhum comentário: